Esta é uma foto que tirei da marca dos meus pés depois de uma série de agachamento em dezembro de 2017.
Sim, eu agacho sem tênis, meus alunos sabem bem o pq e em alguns casos essa é a melhor forma de estabilizar a linha mecânica, sem falar que a segurança que você sente com a planta do seu pé totalmente em contato com o solo é muito maior do que com qualquer tênis de R$1000,00.
Veja que o pé esquerdo ficou muito mais marcado no chão que o lado direito, principalmente na parte lateral externa, ou seja, provavelmente uma maior parte do peso do meu corpo e o peso da barra ficaram sobre minha perna esquerda, mesmo fazendo o possível para manter a melhor técnica possível, realizando alongamentos específicos e fazendo a sequência de exercícios mais apropriada para a minha necessidade ainda assim existe uma pequena alteração no padrão de movimento.
Agora imagine como seria a consequência disso tudo se não houvesse cuidado a técnica de execução e me preocupasse apenas em “sentir pegar” naquele estilo hardcore sem cérebro esmaga que cresce 🙄
Esse pequeno desequilíbrio com uma barra de 120kg nas costas pode causar um desconforto e tensão bem significativos na coluna, quadril, pelve, joelhos, tornozelos e etc. Além de uma assimetria estética entre os lados, mas esse é o menor dos problemas, pode ter certeza
O acompanhamento profissional é indispensável, não importa quantos anos de treino vc tenha ou quantos cm de bíceps vc conquistou. Não necessariamente vc precise de um personal colado em vc em todos os treinos, mas garanto que um Profissional de verdade é capaz de nortear seus resultados com muito mais rapidez e segurança
Então a resposta para a pergunta inicial é:
Os dois lados DEVERIAM fazer a mesma força em um agachamento, mas em 99% das situações ocorre uma pequena (as vezes nem tão pequena assim) diferença de tensão que vem de uma pelve rotacionada, de uma panturrilha encurtada ou até mesmo de uma posição assimétrica das mãos ao apoiar a barra nas costas, doidera né?
Faça você também este teste na próxima vez que for agachar, quem sabe a sua dor nos joelhos ou a dificuldade de fazer as coxas crescerem não esteja aí.
Artigo escrito por: Luiz Nunes
Achei seu site sem querer e vi que é um ótimo artigo e produto, muito bem elaborado contiuarei a lhe seguir,Obrigado! Tudo de bom!