O peso do celular

O preço dos maus hábitos e suas consequências .🗣😯

Fala-se cada vez mais a respeito das complicações que o uso frequente dos aparelhos smartphone podem trazer a coluna vertebral. A incidência disso aumenta-se com a idade, mas esse problema está afetando cada vez mais os jovens.

A postura correta é fundamental para evitar o problema. A nossa coluna vertebral apresenta curvaturas fisiológicas em cada parte dela, ou seja, temos a lordose cervical, a cifose torácica e a lordose lombar, dando a coluna o aspecto em “s” normal.
Essa anatomia em “S” é muito importante por suportar e distribuir as cargas de forças que são aplicadas à coluna diariamente.
Os músculos do pescoço são designados para suportar o torque gerado pelo peso da cabeça, quando ereta, no ser humano, ele é em média 4,5 a 5,5 N.m.

A sobrecarga exercida sobre a coluna cervical são variáveis de acordo com a posição da cabeça. Na posição neutra, ou seja, sem protrusão (inclinação pra frente) a zero graus de inclinação, temos uma sobrecarga de torque coluna de 26 N.m, e a medida que esta angulação aumenta, a sobrecarga também aumentará . A posição que as pessoas utilizam o smartphone é cerca de 60 graus de inclinação da coluna cervical, o torque na coluna pode chegar a 132 N.m, alterando a curvatura natural (fisiológica) do pescoço.

Imagine agora o tempo de uso diário de uma pessoa com seu smartphone na inclinação de 60 graus e multiplique isso em 365 dias (1 ano). A somatória desse estresse (sobrecarga tensional) sobre a coluna cervical com o tempo causará danos a estrutura do pescoço e de toda a coluna vertebral, pois esta sofrerá mudanças no seu alinhamento (curvatura fisiológica natural) devido a sobrecarga no pescoço.

OLHE MAIS PARA FRENTE E CONTEMPLE A NATUREZA!🌹

Artigo escrito por: Fabiana Mocelin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *