Musculação emagrece? Sim!

Para emagrecer você pega leve na musculação (para não ficar forte) e investe a maior parte do seu tempo nos aeróbicos?

Você pode ir pra casa agora

Tendo em vista que qualquer profissional da saúde que se preze já sabe muito bem da eficácia da musculação para o emagrecimento, vou explicar da forma mais simples possível e de fácil compreensão para você aluno de academia que pega sua fichinha de exercícios sem saber exatamente o porquê está fazendo tudo aquilo.

Mas antes, um pouquinho de base científica para dar referência ao o que você vai ler:

“Quando se trata de programas de treinamento com o objetivo de redução do peso corporal, parece que há um consenso com relação à prescrição do treinamento aeróbio regular, porém este tipo de treinamento não impede a perda de massa magra, o que é minimizado no treinamento com pesos” (Francischi, Pereira e Lancha Junior, 2001)

“Musculação é um método de treinamento eficiente que fortalece os músculos esqueléticos sem o risco de lesões por impacto, aumentando o gasto de energia no repouso pelo aumento da massa muscular” (Guedes e Guedes, 1998; ACSM, 2002; Williams, 2002; Balsamo e Simão, 2005; Lopes, 2008).

😀

A grande maioria das pessoas com sobrepeso ou obesidade tendem a ter um biotipo predominantemente endomorfo, o que geneticamente as favorece à uma maior síntese das gorduras, mas que também favorece ao ganho de massa muscular e força. Então provavelmente seja esse um dos principais motivos daquele seu conhecido que começou a treinar sentir mais fome e aumentar o peso na balança, e é então que o sujeito prefere a troca por horas e horas de esteira, aulas de ginástica ou qualquer outra atividade que o faça suar bastante e consequentemente diminuir seu peso total.

O grande problema neste caso é que utilizar os exercícios aeróbicos como principal método de treinamento é uma estratégia com eficácia e prazo de validade curtos. Isso porque após você eliminar momentaneamente o excesso de retenção de líquidos, algumas gramas de gordura e outras tantas de massa muscular o seu corpo começa a entender que precisa se tornar cada vez mais resistente há estes estímulos se quiser preservar seu sistema imunológico em bom funcionamento e seus músculos alimentados o suficiente para realizar pelo menos as atividades cotidianas.
Ou seja, seus resultados param de aparecer, você começará a entrar em um processo de overtraining e sentirá vontades incontroláveis de comer tudo de mais calórico que encontrar pela frente, sem falar que sua disposição para continuar os treinos será cada vez menor.

E agora, quem poderá nos salvar? Chapolin Colorado? Não!

A musculação é a grande salvadora da sua massa muscular e é a heroína em um processo de emagrecimento consciente e saudável. Por mais que especificamente no momento do treino, o gasto calórico da musculação seja menor do que de aeróbicos, no final de um dia, uma semana ou um mês o saldo metabólico de um corpo reconstruindo fibras musculares é muito mais positivo em relação há um corpo que apenas perde liquido e calorias.

E quanto ao tipo de treino de musculação para emagrecimento, nada de corpo mole, a intensidade aplicada deve combinar uma carga que possibilite um número de repetições entre 16~25, com intervalos próximos a 45s~60s e acima de tudo um ótimo controle nutricional, afinal, a conta só vai fechar se no final do dia você estiver gastando mais calorias do que ingere.

Agora, preste atenção, antes de já sair por aí simplesmente ajustando carga e repetições, lembre-se que pessoas acima do peso tendem a ter grandes problemas posturais, limitações de movimentos e flexibilidade, sem falar em prováveis patologias em todo corpo. Por isso costumo dizer que deixar alguém fortinho ou magrinho é fácil, mas conseguir isso com saúde e garantindo a integridade mesmo com tantas limitações estruturais que é a parte complicada.

Atenção de novo, os aeróbicos são sim muito importantes em um programa de treinamento, ainda mais para emagrecimento, o importante é saber exatamente como, quando e porque utilizar.

Por isso tenha sempre a supervisão de um profissional de educação física realmente capacitado em seus treinos.💀

 

Artigo escrito por: Luiz Nunes

 

[yikes-mailchimp form=”1″ title=”1″ submit=”Pronto!”]

One thought to “Musculação emagrece? Sim!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *